Materiais: Gesso
O gesso é um material aglomerante e com ele é possível várias criações. Ao umedece-lo, com cerca de um terço de seu peso em água, forma-se uma massa plástica que se expanda e endurece em cerca de dez minutos. É usado em confeccção de moldes, na construção, em acabamentos, tetos e construções, e rebaixamentos e divisórias. É um dos materiais mais versáteis, podendo moldar texturas na parede, dividir ambientes e criar móveis sob medida.
Paredes de Gesso
É possível criar moldes nas paredes com o gesso, por exemplo: moldes de repetição; painéis de moldes orgânicos, composto para o espaço; designs criados com efeitos de ondulação feitos com cortes de placas de gesso cartonado; criar ilusões de ótica com moldes de linhas, fazendo um jogo de sombras e relevo;
Tectos de Gesso
Permite-se que crie moldes orgânicos, tetos falsos e suspensos com gesso cartonado. Também é possível criar demarcações nos ambientes, juntamente com fitas de LED. Os acabamentos também podem ser mais dinâmicos, com formas curvas e arcos, e criações de mobiliário.
Móveis de Gesso
Também é possível criar mobiliário com gesso. Nichos, profundidades na parede, iluminação, painéis de televisão, prateleiras e muitas outras possibilidades.
Molduras de Gesso
Dando um caráter minimal/classic, é muito usual usarmos molduras de gesso (Bolserie). Há várias possibilidades de molduras na parede, dando emolduramento e detalhamento para elas.
Sancas de Gesso
Existem em muitos sítios, em palacetes e casas mais clássicas, usualmente tendo em volta detalhes em volta do candeeiro. Podemos fazer uma réplica em gesso destes detalhes clássicos, sendo uma solução mais simples do que a manutenção do original.
Fontes:
Getty Images
Webinar Master D Lisboa - 'Materiais - Gesso'.